a exposição
A exposição “Mestres tipógrafos: impressões de vida” ocorreu de 16 de fevereiro a 13 de abril de 2013, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, rua Três Rios 363, Bom Retiro, São Paulo.
A própria publicação se tornou o eixo expositivo principal: as páginas impressas foram dispostas lado a lado em longos painéis horizontais e, acopladas a esses painéis foram colocadas todas as matrizes (clichês) correspondentes à impressão das imagens, de forma que o público pudesse analisar bem a relação entre matriz e estampa. Foram ainda dispostas algumas fotos mostrando ambiente das tipografias.
Paralelamente à publicação, foram apresentadas algumas xilogravuras e objetos, cuja temática se liga a esse universo tipográfico.
Durante o período da exposição, foram realizadas oito sessões de experimentação tipográfica, que ocorriam aos sábados ou mediante agendamento especial para grupos. Nessas sessões, com o auxílio de um tira-provas, alguns tipos de madeira, metal e até plástico, o público podia experimentar o princípio da composição e impressão tipográfica, imprimindo seus próprios textos. Parte destes textos se incorporava à exposição, sendo colados num dos painéis.
Ficha técnica da exposição
Xilogravuras (todas sem título, com dimensão aproximada de 66 x 97 cm, 2012/2013), objetos em madeira
(sem título, imbuia e peroba rosa, dimensões variáveis, 2012) e projeto expográfico de Gilberto Tomé.
Cartazes impressos pela Gráfica Fidalga. Volantes impressos pela Tipografia Roberto Rossini.
Montagem Cícero Bibiano e Jeff Lemes.
Colaboração na execução dos painéis de Maria Geralda da Silva.
Corte das peças de madeira por Luiz Augusto de Alencar Gonçalves.




































